19/09/2012

Como parar de roer as unhas...

Retirado do blog: http://curiosidades-demenina.blogspot.com.br/
É comum encontrarmos uma pessoa que fica constantemente com a mão na boca e a cada minuto cospe um pedacinho de unha ou então a engole, não? Muitos não sabem, mas o ato de roer unha recebe o nome de onicofagia, o qual se manifesta no indivíduo principalmente nos momentos de estresse, nervosismo e ansiedade, e estes podem não perceber e passam a roer ainda mais as unhas nestes momentos. A grande maioria das pessoas que sofrem deste mal, o tem desde a infância, sendo que é a partir dos quatro anos de idade que a onicofagia começa a surgir a acompanhar a mesma por toda a vida. O hábito de roer as unhas faz com que elas tenham um aspecto nada agradável, isto é, tornam os dedos mais cabeçudos, os dedos ficam mais sensíveis a determinadas atividades, a unha sofre com a deformação, e se tornam aparentemente feia. Além disso, roer as unhas pode trazer problemas para a saúde, pois os dedos e as unhas se encontram sempre contaminados por bactérias, podendo colocar em risco a saúde tanto da criança quanto para uma pessoa adulta.
Para quem não tem este problema dizer que é fácil parar de roer é simples, mas para quem tem onicofagia sabe que a situação é totalmente o inverso, ou seja, parece fácil, mas não é. Para deixar de lado o hábito de roer unha é preciso ter dedicação e atenção, e apara a alegria de muitos, sobretudo, das mulheres existem diferentes tratamento, os quais podem ser iniciados na perfumaria. Isso mesmo, você poderá fazer a utilização de um esmalte com gosto que é facilmente encontrado em lojas específicas em cosméticos, mas infelizmente para a grande maioria esta solução não traz nenhum resultado positivo, pois as pessoas insistem a roer a unha e mesmo com o gosto ruim colocam a unha na boca, sendo que há casos em que a pessoa se acostuma com o mal gosto somente para roer a unha. Contudo, há quem consiga acabar com o hábito de roer unhas apenas com a aplicação do esmalte, mas para a grande maioria, a eficácia do mesmo é praticamente nula. Assim, ao notar que o problema em questão se trata de algo um pouco mais sério, ou seja, se trata de um nível avançado é indicado que você recorra a terapia, técnicas de relaxamento, prática de atividades físicas e outros tratamento para curar este mal que te atormenta desde a infância. Contudo, existem relatos de que mascar chiclete durante estes momentos de maior incidência de levar a mão â boca pode ajudar e muito, mas cuidado com a goma de mascar, pois quanto ingerida em grande quantidade pode resultar no aparecimento de problemas estomacais.
Pode-se dizer que as mulheres possuem certa vantagem em relação aos homens, isto é, elas podem fazer o uso de unhas postiças, enquanto a maioria rói até mesmo o esmalte. Outra dica, a qual é indicada pelos mais velhos é enrolar as unhas com uma fita crepe enquanto você fica dentro de casa, o que evita o contato direto das unhas com a boca, e caso você necessite sair de casa, procure passar esmalte e ficar super atento para não levar a mão à boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário