12/11/2012

Resenha: A Passagem

41uyjfe8eal_large
Como prometido no tag: Próx. Resenha, aqui está:

Autor: Justin Cronin 
Gênero: Ficção 
Nº de páginas: 816
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296820
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
Resenhista: Vivi Blood

Clique aqui para a resenha

Resenha da Vivi Blood.

A primeira verdade sobre esse livro de Justin Cronin foi um elogio que li na primeira orelha do livro, que o Library Journal escreveu: "Cronin é mestre em criar tensão e jamais desperdiça palavras".
De fato, ele descreve situações em que muitas vezes me levou as lágrimas, e o faz de maneira tão crua e cheia de detalhes que surpreende.
Não consegui fazer uma leitura rápida, até porque são 814 páginas, adoro, vocês sabem.
Mas tudo flui, o livro é construído com começo meio e ...
Bom, não tem fim, porque"A passagem" é o primeiro volume  de uma trilogia e teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Fox 2000. 
A história chegará às telas com direção de Ridley Scott, então não precisarei informar que estou ansiosa para que a Sextante lance logo o segundo volume .
A sinopse acima é bem explicativa, já fala o essencial, então vou  focar no que senti de fato. Eu como  admiradora de vampiros como sou desde sempre achei que Justin descreve de forma maravilhosa e diferente seres que são sedentas de sangue, que andam em bandos e matam pessoas violentamente à noite.
Tudo muito cheio de adrenalina, do começo ao fim, deixando um gancho para o que será o próximo volume.
Li em algum lugar, antes da Sextante me enviar o livro de cortesia, que o mesmo era uma adaptação vampírica de Resident Evil, nossa, que descrição infeliz. A Passagem é uma trama com vampiros, mas não os de lendas, não de homens e mulheres sedutores em busca do prazer hedonista e de sangue. 
Não mesmo.
Tudo começa quando cientistas descobrem um certo vírus nos confins das selvas Bolivianas, desde então, entre mortes e mistérios o exército americano se enfia no meio com a famosa mania de ajudar e acaba desgraçando tudo. 
Seres humanos são escolhidos como cobaias de um experimento cientifico, mas os escolhidos são homens condenados a pena de morte, com crimes hediondos nas costas e que não tem nada mais a perder. Injetado o vírus nesses homens  eles se transformam dia após dia, tendo suas personalidades e físicos totalmente modificadas.
Nisso tudo tem também Amy, uma menina que nasceu predestinada a algo grande, tem Lacey, com sua história de vida triste e violenta, ela é a protetora. Na minha honesta opinião esse livro além de ação trás sempre toda uma mística e um suspense em todos os seus personagens, pois o autor constrói  as características de cada um detalhadamente, ficamos íntimos até os coadjuvantes.
A primeira parte da história nos conta o início de tudo, desde a descoberta do vírus até surgirem os virais, fumaças, voadores ou dracs que são as diversas formas como os humanos sobreviventes começam a chamá-los.
Depois o autor continua a história tendo se passado 100 anos desde que o pesadelo todo começou.
E é aí que a coisa pega  ... 
Nos vemos perante a colônia, baseada na Califórnia (que foi destruída, exceto  a colônia), onde os sobreviventes se protegem da noite debaixo de fortes luzes e um muro  repleto de guardiões armados e treinados para matar os virais desde os oito anos de idade. Conhecemos também Michael Circuito, Peter, Alicia, Theo e Mausami, Caleb, Sara e Hollis todos esses nasceram após o grande caos, são eles personagens fortes, guerreiros. Dominados pela vontade de viver num mundo sem "fumaças".
A capa da obra é muito linda, a diagramação  normal, páginas amareladas, não achei nenhum erro de português e as divisões de partes são lindas, com versos de Shakespeare e outros autores.

Recomendo esse livro muito...muito, principalmente para quem não tem preguiça de ler uma história longa e bem contada.

Beijos da Amanda e créditos ao Razão e Resenhas, pelas lindas resenhas da blogosfera'!


Um comentário: